Notícia
O Fator Israel
Uma Jornada Incrível: Israel Maimon e o caminho até o Israel Bonds
Por James S. Galfund
Israel Maimon, Presidente e CEO do Development Corporation for Israel/Israel Bonds, está voltando de um evento em que quatro gerações de contribuintes Bonds estavam presentes. Ao mesmo tempo que admira a lealdade que o Israel Bonds gera, ele reflete sobre a incrível jornada que o levou a uma organização que, desde sua fundação em 1951, obteve mais de $ 40 bilhões em apoio econômico do mundo todo para Israel.
Israel Maimon (à direita) com o famoso investidor Warren Buffett e o ilustre incorporador imobiliário Larry Silverstein em um jantar do Israel Bonds em Nova York em junho de 2017. (Foto: Shahar Azran)
Embora seja sabra, Maimon explica que o caminho até o Bonds não começou em Israel, mas no Iraque e na Tunísia, país de origem de seus pais.
Maimon, que em outubro comemora seu primeiro aniversário como presidente e CEO, conta que seus pais imigraram para Israel em meados dos anos 50 trazendo “quase nada”. Eles se conheceram em uma rodoviária de Tel Aviv (demorou para seu pai criar coragem para falar com sua futura esposa), casaram e começaram uma família. Maimon foi o primeiro de três filhos.
Protegendo a fronteira norte de Israel
Ao concluir o ensino médio, Maimon, como a maioria dos israelenses de 18 anos, foi direto para as Forças de Defesa de Israel. Quando o perguntaram quais eram suas três preferências, Maimon respondeu: “Golan, Golan, Golan.” A Brigada Golan o interessou por “ser uma irmandade”, além de uma unidade elite de combate.
Maimon participou de “dezenas de missões em território inimigo no Líbano” e foi promovido até chegar a comandante da companhia. Ele foi professor do curso dos comandantes do esquadrão do Golan, “ensinando à próxima geração de comandantes do Golan a como liderar, preparar ataques e estar pronto para todos os tipos de combate: em campos, túneis e vilas”.
Depois de quatros anos de serviço ativo, Maimon foi para a reserva como capitão, e foi posteriormente promovido a major, se tornando um oficial de operações em uma brigada da reserva, planejando missões e comandando operações de combate.
O caminho para o governo
Depois das Forças de Defesa de Israel, Maimon estudou direito. Ele começou trabalhando em um escritório, inicialmente como estagiário, em seguida como advogado e, finalmente, como sócio. O partido Likud era um dos principais clientes da empresa, abrindo caminho para a próxima fase de sua carreira.
Nos anos seguintes, auxiliou o Likud com questões legais “cobrindo todo o espectro. Eu estava até aqui na política,” ele disse, expressando seu envolvimento com o movimento da mão acima da sua cabeça.
Ele conheceu dois dos maiores influenciadores do Likud, Ariel Sharon e Benjamin Netanyahu e, em 2002, foi indicado como assessor jurídico do Gabinete do Primeiro Ministro.
Ele nunca assumiu esse cargo. Sharon decidiu convocar novas eleições e, depois delas, Maimon foi nomeado secretário do governo.
Um cargo que Maimon considera “um dos mais influenciadores no governo, com exceção do primeiro ministro. Eu tinha uma visão global, pois muitas questões fundamentais passavam por mim. Isso devido à minha relação estreita com o Sharon.”
“Os apelos fatídicos”
Maimon era responsável pela negociação de acordos com partes querendo se unir a coalizão governamental. Ele tinha muito orgulho de fazer parte de um governo com Shimon Peres. “Imagina como era estar sentado entre dois leões de Israel: Peres à minha esquerda e Sharon à direita.”
Então Secretário do Governo Israel Maimon com os “dois leões de Israel", Ariel Sharon e Shimon Peres (Foto cortesia de Israel Maimon)
Como secretário do governo, ele estava envolvido em decisões importantes, incluindo a retirada de Gaza e quatro comunidades em Samaria, que levou Sharon a sair de Likud e formar o Kadima.
No entanto, nenhuma decisão foi tão crítica quanto a que Maimon precisou tomar na noite de 4 de janeiro de 2006. Sharon teve um derrame fulminante em sua fazenda em Negev, o levando a um coma do qual não acordaria mais.
Uma ambulância o levou da fazenda ao Hospital Hadassah de Jerusalém, onde Maimon o aguardava. “Eu era o membro mais antigo da equipe de Sharon. Fiquei responsável por avaliar a situação.”
Depois de conversar com os médicos do hospital e o médico pessoal de Sharon, Maimon sabia que enfrentava um desafio sem precedentes. “O mundo estava assistindo. Eu não podia deixar Israel sem liderança.”
Maimon, um especialista em assuntos governamentais e na lei básica de Israel, sabia que “se o primeiro ministro não está apto, a lei exige que suas responsabilidades sejam transferidas para o vice-primeiro ministro”.
Assim, ele fez o que chamou de “apelos fatídicos” ao Vice-primeiro Ministro Ehud Olmert e ao Procurador Geral Menachem Mazuz. “Eu estava arrasado. Sabia que era o fim de uma era.”
Enfrentando o Amanhã e Israel Bonds
Após o Kadima vencer as eleições nacionais, o ora Primeiro Ministro Olmert pediu que Maimon permanecesse como secretário do governo. Depois de dezoito meses e 4 ½ anos de serviço, Maimon decidiu que “estava na hora de mudar”.
No setor privado, começou um relacionamento de sete anos com Shimon Peres, que havia sido eleito recentemente o nono presidente de Israel, na conferência Enfrentando o Amanhã (Facing Tomorrow). Segundo Maimon, foi “a maior e mais importante conferência internacional em Israel”. Enfrentando o Amanhã foi “uma celebração da mente, atraindo milhares de participantes do mundo todo”.
Em março de 2016, a vida dele teve uma reviravolta quando o Ministro de Finanças Moshe Kahlon, que conhecia Maimon da sua época como secretário do governo, sugeriu recomendá-lo à diretoria do Israel Bonds a ser considerado para o cargo de presidente e CEO. Kahlon queria uma pessoa, recorda Maimon, “que além de ativa, pudesse representar Israel com orgulho. Reuni-me com ele nos dias subsequentes e aceitei”. Em seguida, a diretoria aprovou Maimon para o cargo.
Israel Maimon recebe o Ministro de Finanças Moshe Kahlon em Washington, DC, para um evento do Israel Bonds em julho de 2017 (Foto: Freed Photography)
Depois de um ano, Maimon expressa sua visão para o futuro: “Primeiramente, focarei nos jovens, utilizando todas as ferramentas à minha disposição para estabelecer a nova geração de liderança judaica. Em seguida”, continua ele, “quero aumentar o reconhecimento do Israel Bonds, nacional e internacionalmente.
“Finalmente, o mais importante é garantir o futuro do único estado judeu do mundo. Isso será conquistado através de um exército poderoso e alianças globais, mas também através de uma economia robusta apoiada pela organização Israel Bonds.”
Israel Maimon enfatiza que “Quanto mais forte Israel estiver, mais forte será o povo judeu, onde quer que eles vivam”.
Israel Maimon discursa no prestigioso Jantar do Clube do Primeiro Ministro do Israel Bonds em que compareceram centenas de contribuintes Bonds de três continentes (Foto: Shahar Azran)
Minha Paixão por Israel e Visão para o Futuro da Divisão Nacional de Mulheres
Por Shira Lewis, Presidente da Divisão Nacional de Mulheres do Israel Bonds
Comecei minha carreira como analista em uma empresa financeira na Wall Street depois de adquirir meu título de graduação na Columbia University e posteriormente obter meu MBA em Finanças pela NYU Stern. Anos depois, me mudei para os subúrbios e fixei residência em Rockland County, NY, onde me identifiquei com um representante local da Development Corporation for Israel/Israel Bonds devido ao nosso amor por Israel e orgulho de nossa herança judaica.
Da direita para a esquerda, Shira Lewis, Presidente da Divisão Nacional de Mulheres do Israel Bonds, fotografada ao lado de MK Sharren Haskel e Laura Orzy, Vice-presidente, Divisão Nacional de Mulheres do Israel Bonds
Não tardou para o meu envolvimento com a organização crescer rapidamente e, ao longo dos anos como líder leiga e membro do conselho, exerci vários cargos locais. A nível nacional, sou membro da Diretoria DCI há anos, atuando como Vice-presidente da Divisão de Mulheres e, mais recentemente, Presidente da Divisão Nacional de Mulheres. Também me envolvi com a nossa Divisão de Nova Liderança e, já que essa divisão não existia quando meu envolvimento com o Bonds começou, estou muito feliz com o início desta nova área de desenvolvimento para apresentar novos investidores e unir membros do conselho e da delegação igualmente inspirados a contribuir para o sucesso do Estado de Israel e de seu povo.
Shira Lewis (à direita) ao lado de Barbara Hutter, Jessica Hutter (filha de Barbara) e Lauren Kramer em frente ao Muro das Lamentações.
Em janeiro de 2018, renunciarei ao meu cargo de Presidente da Divisão Nacional de Mulheres do Israel Bonds, e tenho muito orgulho de ter testemunhado o crescimento da divisão e da organização ao longo dos anos. Comemorarei meu último evento como Presidente no evento da Divisão de Nova Liderança em Austin, TX em dezembro deste ano.
Trazer pessoas a Israel é a minha verdadeira paixão. Fico emocionada quando tenho a chance de apresentar a beleza e o vigor desta grande nação a pessoas que nunca estiveram lá, e gosto de aprender com a perspectiva delas ao vivenciarem Israel com novos amigos a partir de olhos imparciais. Tive o privilégio de liderar duas delegações para Israel durante o meu mandato como Presidente da Divisão Nacional de Mulheres e, durante a minha primeira delegação em novembro de 2015, tive a honra de entregar o broche da Mulher de Valor do Israel Bonds à Nechama Rivlin, primeira dama de Israel, na reunião especial em que a Sra. Rivlin recebeu os representantes em Beit HaNassi, residência oficial do presidente de Israel. A aproximação das pessoas a Israel, a união do povo judeu através da organização Bonds e a participação na missão deles sempre serão importantes para mim. Estive em Israel inúmeras vezes e minha adoração pela pátria do povo judeu continua crescendo à medida que vivencio novos marcos e desenvolvimentos com a rápida evolução do país.
Todos os locais são extraordinários, todas as pessoas são únicas e cada uma tem sua própria meta espiritual, emocional e pessoal ao embarcar em sua jornada a Israel. O Israel Bonds melhora a economia de Israel ao mesmo tempo em que oferece apoio às conquistas do povo dinâmico de Israel. Os trabalhos inovadores, líderes de opinião, de pioneirismo industrial e de empreendedorismo são disponibilizados por investidores do Israel Bonds, pois o Israel Bonds apoia todas as áreas da economia de Israel. O apoio a organização Bonds oferecido por investidores globais é muito importante para a prosperidade da pátria do povo judeu.
Shira Lewis (centro) com os representantes israelenses da Divisão Nacional de Mulheres do Israel Bonds do escritório do Israel Bonds de Rockland County, NY
Israel tem feito muitas coisas incríveis, incluindo a absorção de imigrantes. Durante a recente delegação a Israel, visitamos a vila etíope Beit Ambousa, localizada em Gedera, nos arredores de Tel Aviv. Beit Ambousa é o lar dos judeus etíopes que deixaram a África fugindo da perseguição e solicitaram refúgio em uma comunidade que os possibilitava prosperar e expressar livremente sua cultura de praticar a fé judaica. Tivemos o privilégio de sermos convidadas aos lares das mulheres onde refeições etíopes autênticas foram preparadas, e nos incentivaram a aprender com seus modos de cuidar de suas famílias como líderes matriarcais.
Conhecemos também militares femininos das Forças de Defesa de Israel muito acolhedoras, onde houve um apreço e ligação mútua. Conhecemos ainda dignitárias como Nathalie Mimoun, Cônsul Honorária da França em Israel, MK Sharren Kaskel e outras líderes do Knesset, além de visionárias como Dalia Rabin, filha do Primeiro Ministro de Israel Yitzhak Rabin z’l ao passear pelo Yitzhak Rabin Center em Tel Aviv. Todas essas pessoas estão fazendo a diferença através de seu excelente trabalho, e a Divisão Nacional de Mulheres tem o orgulho de compartilhar seus sucessos.
A partir do momento que assumi o cargo de Presidente três anos atrás, minha visão para a Divisão Nacional de Mulheres do Israel Bonds sempre foi de pensar ampla e criativamente a fim de atrair novas mulheres ao invés de expandir através de lentes míopes. Devemos cultivar uma nova geração de líderes femininas e, para isso, precisamos levar em consideração a noção de que não teremos esses cargos para sempre e a preparação das nossas sucessoras é vital para a eficácia de seu mandato e para a organização Bonds. Durante o meu mandato como Presidente, comecei um grupo da Divisão Nacional de Mulheres/Nova Liderança para desenvolver e promover a nova geração de líderes mulheres. Também selecionamos cuidadosamente líderes jovens excepcionais para ir conosco nas duas últimas delegações a Israel. Assim, terão uma experiência direta do papel importante da mulher como colaboradoras do Israel Bonds e na sociedade israelense como um todo.
Shira Lewis com a Divisão Nacional de Mulheres do Israel Bonds de 2017. Participantes da Delegação de Israel e Nathalie Mimoun, Cônsul Honorária da França em Israel, na casa da Sra. Mimoun
Minha alegria em compartilhar Israel com os outros, explorar juntos locais históricos e paisagens ilustres e aproximá-los da sua herança e do povo dessa terra maravilhosa sempre fará parte de quem eu sou, como mulher e como eterna defensora do Estado de Israel. Sempre digo, nada vende Israel como o próprio Israel, e é fácil para muitas pessoas fortalecerem sua ligação quando vivenciam a magnificência e a grandiosidade desse país extraordinário que tenho orgulho de chamar de segundo lar.
Shira Lewis é a Presidente voluntária da Divisão Nacional de Mulheres da Development Corporation for Israel/Israel Bonds.
Fotografia de Yossi Zamir
Vivenciando o Desenvolvimento de Israel através do Prisma do Israel Bonds
Por James S. Galfund
Quando convocou a conferência histórica em setembro de 1950, que levou à criação de Israel Bonds, o Primeiro Ministro David Ben-Gurion disse aos representantes: “Vocês terão a oportunidade de ver parte do que está sendo feito neste país, o que verão nas colinas de Jerusalém, na Galileia, na costa do Mediterrâneo, no vasto espaço do Negev”.
O Primeiro Ministro David Ben-Gurion recebe a liderança do Israel Bonds em Jerusalém
Conhecido como um visionário, nem Ben-Gurion poderia ter previsto o grande alcance do desenvolvimento de Israel nestas regiões, e Israel Bonds, a organização que ele fundou, desempenhou um papel importante para tornar isso possível.
No início do ano, o Ministro de Finanças Moshe Kahlon parabenizou o Israel Bonds por ultrapassar os $ 40 bilhões em vendas mundiais desde o início, declarando que “Desde a sua fundação, Israel Bonds tem sido essencial para a economia de Israel. A ultrapassagem do marco de $ 40 bilhões demonstra a dedicação da organização à Israel e a repercussão a nível global da sua mensagem de apoio econômico. Em nome do governo e do povo de Israel, eu gostaria de agradecer ao Israel Bonds e sua base de clientes internacional por ajudar a construir todos os setores da nossa economia”.
Warren Buffett, o analista de ações mais famoso do mundo, também elogiou a parceria entre a organização Bonds e Israel. Em junho, participando de seu segundo evento do Israel Bonds em menos de um ano, o “Oráculo de Omaha” declarou que investir em Israel Bonds representa “um endosso merecido a um país extraordinário”.
Warren Buffett disse que o Israel bonds é "um endosso merecido a um país extraordinário" (Foto: Shahar Azran)
Vivenciar o desenvolvimento rápido de Israel é uma experiência extraordinária para contribuintes do Israel Bonds. A Presidente da Divisão Nacional de Mulheres Shira Lewis disse: “Parece que o mundo de hoje gira em torno da tecnologia israelense e o conceito israelense de transformar o mundo em um lugar melhor. Nao temos como viver a vida sem sermos afetados por Israel de alguma forma, seja de uma forma maior ou menor”.
Membro do Israel Bonds Dr. Andy Hutter também visita Israel frequentemente: “Tive o privilégio de co-presidiar cinco delegações médicas em nome do Israel Bonds. Ver como a tecnologia israelense está salvando vidas e mudando o mundo é uma memória inesquecível para todos os participantes”.
Recentemente, tive a oportunidade de visitar Israel e avaliar três áreas em que o país se destacou - soluções de água, sustentabilidade e transporte.
Soluções Hídricas
A Empresa Nacional de Águas, local normalmente visitada pelas delegações do Israel Bonds, é provavelmente o empreendimento mais emblemático de Israel. Com início no final da década de 1950, o aqueduto vai do Mar da Galileia até o Negev e é fundamental para a concretização da decisão de Ben-Gurion de “fazer o deserto florescer”.
Membros da delegação do Israel Bonds visitaram a emblemática Empresa Nacional de Águas de Israel, o projeto de infraestrutura mais ambicioso da nação (Foto: James S. Galfund)
Mas tem um problema. A população de Israel cresceu e a quantidade de água potável necessária aumentou exponencialmente. Maior quantidade de recursos hídricos de Israel, que estão escassos, foi redirecionada da agricultura para consumo humano.
Aqui, a boa reputação de Israel de soluções inovadores entra em ação. Como o mar mediterrâneo é a fronteira ocidental do país, dessalinização foi a resposta óbvia. Hoje, 85% da água potável de Israel vem do mar.
O abastecimento de água de Israel não depende mais da natureza. Mesmo em caso de uma grande seca, Israel ainda teria recursos suficientes para satisfazer a necessidade de sua população.
Vinícolas na região do deserto de Arava chama atenção para a abordagem bem-sucedida de Israel de soluções hídricas inovadoras (Foto: James S. Galfund)
Sustentabilidade
Israel está na vanguarda da tecnologia pioneira e soluções ambientais inovadoras. Um exemplo excelente de como Israel combina os dois é a estação de tratamento de esgoto Shafdan, localizada a 8 km ao sul de Tel Aviv.
Ao longo de um ano, Shafdan trata 134,8 bilhões de litros de esgoto que abastece 70% da necessidade de irrigação de Negev e 10% da necessidade de água do país inteiro.
A estação de tratamento de esgoto Shafdan abastece 70% da necessidade de irrigação de Negev e 10% da necessidade de água do país inteiro (Foto: James S. Galfund)
Outro exemplo da abordagem de ponta de Israel de soluções ecológicas é o Parque Ariel Sharon, que já foi um aterro enorme e hoje é um modelo de sustentabilidade. No passado, o aterro enorme tinha tanto lixo que chegou a quase 61 m de altura e foi chamado de “Montanha de Lixo”.
Hoje, milhares de israelenses vão ao Parque Ariel Sharon para desfrutar de trilhas, ciclovias, lagos artificiais e bosques. Representantes internacionais de países, incluindo China, Sri Lanka e México também foram ao parque em busca de orientação que lhes permitam beneficiar de mais um exemplo da engenhosidade israelense.
O lago tranquilo do Parque Ariel Sharon, cheio de vitória-régia flutuante e margem construída de concreto reciclado, é totalmente diferente das águas do antigo aterro que chamavam de “suco de lixo” (Foto: James S. Galfund)
Transporte
Durante uma delegação do Israel Bonds a Israel, o membro do Novo Conselho de Liderança Jason Langsner ouviu atentamente ao Prefeito de Jerusalém Nir Barkat. “Eu me lembro muito bem do Prefeito Barkat discutindo as metas do planejamento associados à construção do novo trem de alta velocidade conectando Tel Aviv e Jerusalém. Ele preveu que como um resultado direto do projeto, Jerusalém construiria 13 torres novas, adicionando mais de 929 mil metros quadrados de área de escritório nos próximos anos.”
O projeto ferroviário de alta velocidade é realmente um divisor de águas. Após superar os tipos de atrasos inerentes em um empreendimento desta magnitude, espera-se que o Capital Express se torne totalmente operacional no próximo ano.
Máquinas de perfuração personalizadas cavam túneis no terreno formidável. Cada árvore, e até pedras, são retiradas cuidadosamente e recolocadas exatamente no mesmo local de antes (Foto: James S. Galfund)
Quando isso acontecer, os passageiros irão de Tel Aviv a Jerusalém em trens que alcançam até 161 km/h. A viagem, atualmente de 1 ½ hora cada trecho, será reduzida a apenas 28 minutos.
Os trens elétricos de alta velocidade passarão por uma rede complexa de pontes e túneis que é considerada um dos maiores projetos de infraestrutura da história de Israel.
Os trens de alta velocidade de Israel viajarão a 161 km/h por uma rede de oito pontes e seis túneis (Foto: James S. Galfund)
“Uma História Extraordinária de Sucesso”
Os avanços fantásticos de Israel em muitas áreas sempre inspiram os contribuintes da nação. O Presidente do Conselho do Israel Bonds Richard Hirsch resume: “Todas as vezes que eu fui a Israel, eu me impressionei com o escopo do desenvolvimento. A realização da visão de Ben-Gurion de uma parceria mundial com a Diáspora através do Israel Bonds pode ser vista em todo o país. Juntos, todos os investidores do Israel Bonds têm um papel importante nesta história extraordinária de sucesso.”